sábado, 12 de fevereiro de 2011

O estilo Restart


O visual dos meninos da banda Restart, modelo para parte da garotada entre 10 e 14 anos, não é apenas uma confusão de cores. Para a consultora de moda Bia Kawasaki, cada peça de roupa que eles usam atende a um propósito. “A moda reflete gostos pessoais, mas é também um reflexo do ambiente, da sociedade”, diz Bia. Confira abaixo uma análise ponto a ponto do figurino da banda, a principal representante brasileira do happy rock.

Cores
A combinação excêntrica de cores – às vezes uma cor de tênis para cada pé – retoma um estilo já usado e abusado por bandas latinas como os Menudos na década de 80, por exemplo. Elas representam um jeitão indisciplinado, moleque e alegre. Afinal, isso é happy rock.

Estampas
Os meninos do Restart provavelmente não se interessam pela obra de artistas como Andy Warhol, mas as estampas de suas camisetas rendem tributo à ironia  à irreverência da arte pop dos anos 60 (ou talvez seja melhor dizer: do milênio passado)
Óculos
A armação de óculos do vocalista Pe Lanza tem estilo geek. Indicam intimidade com o mundo da tecnologia - nem que seja para desenhar os mais lindos corações na internet. Por contraste, a armação pesada valoriza o cuidado dos meninos com a pele.

Calças justas
Revela a magreza dos participantes e mostra que eles estão antenados com as tendências da moda. Nos últimos dez anos, as peças do guarda roupa masculino vêm ficando cada vez mais coladas ao corpo. As calças e camisas largas e os paletós enormes das décadas de 1980 e 90 foram sepultados. Os moderninhos de plantão vestem agora o estilo “Slim Fit” para não ficar com cara de “Tiozão”. No mesmo sentido, se deu o encurtamento da barra da calça.

Cintos
O uso de taxas prateadas sugere que os rapazes tem algo a ver com o rock (o que mesmo?). Cintos de lona são mais uma oportunidade para usar cores ofuscantes
Tênis
Proporcionam um "desleixo confortável", segundo Bia Kawasaki. E o conforto custa caro para os pais, que pagam quase sempre por calçados de grife.

Gola em "V"
O decote “V” masculino está na moda e quem o lançou foi o genial estilista Giorgio Armani. Em termos técnicos, o decote V cria “profundidade”, afina o tronco e alonga a silhueta. Também têm conotação sexual: mostrar parte do tórax atrai as meninas.

Penteado
Eles usam a tecnologia mais avançada: desfiam o cabelo com navalha, aplicam spray e usam chapinha. Não, não e não! A referência jamais seria a dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó. São, na verdade, os new romantics dos anos 80. Grupos como Duran Duran e Ultravox. Ou será que é uma mistura das duas coisas?

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